Total Familiaridade com SNMP e Acesso a MIBs
Um simples switch gerenciável com 24 portas pode ter mais de 3500 objetos em suas MIBs, só a RFC-1213 MIB-II, que é uma MIB básica, possui no mínimo 22 objetos por interface, isto significa que no switch de 24 portas o resultado é no mínimo 528 objetos de apenas uma MIB, e um switch gerenciável normalmente tem várias.
Aqui vai uma pequena lista de um switch L2/L3:
Apesar da maioria dos fabricantes de equipamentos de rede como switches, por exemplo, mencionarem explicitamente RFCs / MIBs em seus folhetos técnicos, não significa que o fabricante tenha implementado toda a MIB da respectiva RFC.
Implementar uma MIB em um equipamento de rede custa caro, em todos os aspectos.
Muitos fabricantes implementam apenas os objetos mandatórios da RFC, ou as vezes nem isto.
Outro aspecto relevante são os métodos e procedimentos para a coleta das informações que estão nas MIBs dos dispositivos.
O SNMP como a própria sigla menciona, é Simples, mas possui alguns pontos críticos, o primeiro obviamente é o protocolo de transporte do SNMP no caso UDP, que não possui meio de garantir a entrega (retransmissão em caso de perda na rede).
Uma requisição/resposta SNMP perdida pode significar, por exemplo, um “buraco” na seqüência de valores válidos utilizados em um gráfico de tráfego de uma interface, parecendo que houve uma queda de link ou algo similar, mas na verdade foi o próprio processo SNMP que falhou.
Outro aspecto importante é com relação ao significado informações exibido pelos sistemas de gerenciamento, uma informação pode não ter o menor sentindo se observada de forma isolada, mas dentro de um contexto ela pode ser a chave para resolver um problema sério de qualidade ou até mesmo a indisponibilidade de um serviço.
A Netinsight possui experiência no desenvolvimento de ferramentas, métodos, procedimentos, customização de aplicativos para Gerenciamento de Redes, levando em consideração todos os aspectos técnicos, recursos disponíveis e principalmente o negócio final da empresa.